Introdução
Atos 2
38Orientou-lhes Pedro: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Um dos principais benefícios da salvação é a Presença de Deus. A morte e ressurreição de Cristo proporcionou ao crente ter a Presença de Deus habitando em seu próprio corpo.
Esse é o mistério que esteve oculto: Cristo em vós.
Colossenses 1
24Agora me alegro nos meus sofrimentos por vós e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em benefício do seu Corpo, que é a Igreja, 25da qual me tornei servo de acordo com a convocação de Deus, que me foi outorgada para convosco, a fim de tornar completamente conhecida a Palavra de Deus, 26o mistério que esteve oculto durante séculos e gerações, mas agora foi revelado aos seus santos, 27a quem Deus, entre os que não são judeus, aprouve dar a conhecer as riquezas da glória deste mistério, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória!
Os ambientes e as pessoas.
O mundo é cheio de desconfiança, ceticismo e incredulidade.
A Fé existe, mas raramente é a norma cultural.
Em função disso, "os crentes estão mais cientes das trevas ao seu redor do que da esfera celestial da qual são cidadãos."
Tipos de atuação nos ambientes.
"As pessoas liberam a realidade do mundo com o qual têm mais familiaridade, seja bom ou ruim."
Uma pessoa absorvida pela mentira, dominado pelo engano, suga qualquer coisa positiva do ambiente. Ao mesmo tempo ela procura algo para sustenta-lá por mais um pouco de tempo.
Outro tipo de pessoa, ao invés de sugar o ambiente, ela enche o ar de tensão e conflito. Ela contamina o lugar com ofensa, divisão e murmuração.
Agora, há um outro tipo de pessoa. Aqueles que carregam a Presença de Deus.
Essa pessoa afeta o ambiente que a cerca em parceria com a Presença de Deus.
Dois exemplos no antigo testamento.
O exemplo de Ló.
2 Pedro 2
7E Deus livrou o justo Ló, que vivia oprimido com o procedimento corrupto e libertino daqueles incrédulos; 8porque este justo, pelo que via e ouvia diariamente, quando habitava entre eles, sentia sua alma atormentada por causa das muitas obras iníquas daquelas pessoas. 9Constatamos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o Dia do Juízo,
10principalmente os que seguem as vontades imorais da carne e desprezam toda autoridade constituída. Atrevidos e arrogantes! Tais pessoas não têm receio nem mesmo de insultar os gloriosos seres celestiais;
O ambiente em que Ló se encontrava era mais pesado do que ele podia suportar. E, apesar de ser justo, ele ficou oprimido pelo mal nos outros.
o Exemplo de Daniel.
Daniel vivia em uma sociedade demoníaca, foi contado entre os bruxos e feiticeiros de sua época, e trabalhava para um rei louco. Porém, Daniel não se curvou sob a influência das trevas ao seu redor.
Daniel 10
10Em seguida, senti que a mão de alguém tocou em mim e me ajudou a levantar; mas meus joelhos e mãos tremiam muito. 11E o anjo me disse: “Daniel, tu és um homem muito châmad, amado. Prestai, pois, toda a atenção à Palavra que vou te comunicar, e levanta-te, porquanto eu fui mandado a ti!” Assim que ele me exortou, eu me coloquei em pé, ainda tremendo. 12E o anjo prosseguiu me exortando: “Não temas, caro Daniel, porque as tuas palavras foram ouvidas sim; desde o primeiro dia em que aplicaste humildemente o teu coração a fim de buscar entendimento diante do teu Deus, as suas orações foram ouvidas, e eu vim em resposta ao teu clamor.
Conclusão
Nós podemos afetar o ambiente que nos cerca tendo parceria com a Presença de Deus. A Graça flui através de pessoas que creem.
Podemos manifestar o domínio do Rei no ambiente à nossa volta. Pessoas cheias de Esperança são capazes de suportar, e suportar bem.
A Esperança atrai a Vitória.
Introdução
Nesse estudo vamos pontuar aspectos importantes a respeito do batismo nas águas. Por que a igreja batiza as pessoas? Jesus foi batizado? Jesus batizou as pessoas? Qual é o significado do batismo?
Por que a igreja batiza as pessoas?
É uma ordem de Jesus
Mateus 28
19Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20ensinando-os a obedecer a tudo quanto vos tenho ordenado. E assim, Eu estarei permanentemente convosco, até o fim dos tempos”.
Um discípulo de Jesus é alguém batizado e que tem aprendido a obedecer aos mandamentos dele.
A igreja batiza porque Jesus ordenou.
O batismo também foi ordenado pelos apóstolos.
Atos 2
38Orientou-lhes Pedro: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
No dia de Pentecostes, quando as pessoas ouviram a pregação de Pedro, foram tocadas pelo Espírito Santo. Elas clamaram: "O que devemos fazer?"
A orientação do apóstolo Pedro foi essa: Arrependimento, Batismo e receberão o dom do Espírito.
O Espírito Santo é liberado sobre o coração arrependido.
Isso aconteceu entre os judeus que estavam ali.
Atos 10
48Em seguida, mandou que fossem batizados em o Nome de Jesus Cristo. Então, suplicaram a Pedro que permanecesse com eles por alguns dias.
Na casa de Cornélio aconteceu de forma diferente. Ele era um homem piedoso, temente a Deus e que buscava ao Senhor continuamente. Assim como sua família.
Pedro começou a falar e todos foram cheios do Espírito Santo. Depois foram batizados nas águas.
Neste caso foi Arrependimento, dom do Espírito e batismo nas águas.
Isso aconteceu entre os Gentios.
Jesus foi batizado?
Sim. Jesus também foi batizado.
Mateus 3
13Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. 14Mas João se recusava, justificando: “Sou eu quem precisa ser batizado por ti, e vens tu a mim?” 15Jesus, entretanto, declarou: “Deixe assim, por enquanto; pois assim convém que façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou. 16E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. 17Em seguida, uma voz dos céus disse: “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado”.
O batismo de João era o batismo do arrependimento. Jesus não havia cometido pecado e, portanto, não tinha do que se arrepender. Mas ele fez isso para cumprir com todas a justiça de Deus.
Jesus batizou as pessoas?
João 4
1Por isso, quando o Senhor soube que os fariseus ouviram que Ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João, 2embora Jesus mesmo não batizasse, mas, sim, os seus discípulos, 3deixou a Judeia e partiu uma vez mais para a Galileia.
Jesus fez muitos discípulos e eles foram batizados nas águas. Porém, quem ministrava o batismo eram os doze.
O batismo ministrado por Jesus é o batismo do Espírito Santo.
João 1
24Ora, os que haviam sido enviados faziam parte dos fariseus. 25E perguntaram-lhe ainda: “Então, por que batizas, se não és o Cristo, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu-lhes, dizendo: “Eu batizo com água; mas, no meio de vós, já está quem vós não conheceis. 27Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar”. 28Essas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
29No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha caminhando em sua direção, e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 30Este é aquele do qual eu disse: ‘depois de mim vem um homem que tem a excelência, pois que já existia antes de mim’. 31Eu não o conhecia, mas, a fim de que Ele fosse revelado a Israel, vim, por isso, batizando com água”. 32E João testemunhou, dizendo: “Vi o Espírito descendo do céu como uma pomba e permaneceu sobre Ele. 33Eu não o conhecia; Aquele, entretanto, que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires descer e permanecer o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo’. 34E eu, de fato, vi e testifico que este é o Filho de Deus”.
Qual é o significado do batismo?
Romanos 6
1Então, qual seria a conclusão? Devemos continuar pecando a fim de que a graça seja ainda mais ressaltada? 2De forma alguma! Nós que morremos para o pecado, como seria possível desejar viver sob seu jugo? 3Ou ignoreis que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos igualmente batizados na sua morte? 4Portanto, fomos sepultados com Ele na morte por meio do batismo, com o propósito de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma nova vida.
O batismo é o testemunho público do que Jesus fez dentro do crente: o despojar da carne pecaminosa; ou a libertação do poder do pecado.
A maneira de Jesus fazer isso é a morte do ego do ser humano, demonstrado na imersão na água. E o seu ressurgimento é a ressurreição para uma nova vida.
Vivamos no poder da ressurreição de Cristo. Uma vida de plena liberdade. Aleluia!
Todo cristão precisa ter clareza sobre o desfecho da Salvação. O que acontece no fim dos tempos?
Todo cristão precisa trilhar sua jornada com um objetivo. Não se deve correr aleatoriamente.
1 Coríntios 9:24
24Não sabeis que entre todos os que correm no estádio, na verdade, somente um recebe o grande prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis!
Existe um prêmio para os que herdarão a salvação. Existe uma herança a ser recebida.
Vejamos a Abundante Salvação para o Fiel:
Resplandecerá como as Estrelas: Daniel 12:3
3Os que têm o entendimento e são sábios resplandecerão com o fulgor do firmamento; e todos quantos se dedicam a conduzir muitas pessoas à verdade e à prática da justiça, serão como as estrelas: brilharão para sempre, por toda a eternidade!
Receberá um "Bem-vindo" do Rei: Mateus 25:34
34Então, dirá o Rei a todos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o Reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo.
Exemplo: Você já se sentiu indesejado em algum lugar? É extremamente desconfortável estar num ambiente onde nossa presença não é Celebrada.
Daniel 12:2
2Multidões e multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, humilhação e para o desprezo eterno.
No entanto, é maravilhoso quando somos recebidos com festa!!!!!
‘Vinde, abençoados de meu Pai!
Aflições aumentam a sua glória final: 2 Coríntios 4:16-18
16Portanto, não desanimamos! Ainda que o nosso exterior esteja se desgastando, o nosso interior está em plena renovação dia após dia. 17Pois as nossas aflições leves e passageiras estão produzindo para nós uma glória incomparável, de valor eterno. 18Sendo assim, fixamos nossos olhos, não naquilo que se pode enxergar, mas nos elementos que não são vistos; pois os visíveis são temporais, ao passo que os que não se vêem são eternos.
Temos aflições nesta vida. Mas a recompensa será extraordinária.
Escute o que disse Jesus no Sermão do monte: Mateus 5:4
4Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Deus Pai nos consolará! Aleluia!
Receberá Entrada Triunfal: 2 Pedro 1:10, 11
10Portanto, irmãos, esforçai-vos com dedicação cada vez maior, confirmando o chamado e a eleição com que fostes contemplados, pois se agirdes desse modo, jamais abandonareis a fé. 11Pois dessa maneira é que vos será ricamente suprida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
...será amplamente concedida a entrada no reino eterno...
Momento de Oração
Vamos orar pelas pessoas que estão se sentindo oprimidas e angustiadas pelas aflições.
A depressão, a Ansiedade, controlam a mente e as emoções, e obscurecem o espírito do homem.
É preciso focar na Presença de Deus, no Seu Reino e nas Suas Promessas.
Cada Capítulo do Evangelho de João contém a descrição de algum aspecto especial do caráter ou da obra de Cristo.
No capítulo 19, vemos a descrição do Salvador Crucificado.
João 19:16-19
16Diante disso, Pilatos entregou Jesus para ser crucificado. Em seguida os carrascos se apoderaram de Jesus e o levaram para fora.
17E assim, carregando sua própria cruz, Jesus saiu para um lugar chamado Calvário, Gólgota em aramaico, 18onde o crucificaram, e com Ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no centro. 19Então Pilatos mandou escrever uma placa e pregá-la no alto da cruz, com os seguintes dizeres: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
O Salvador, nosso Cristo
Veio a terra para salvar:
Proclamação dos Anjos
Lucas 2:11
Hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é o Messias, o Senhor!
Proclamação do Próprio Cristo
Lucas 19:9,10
9Diante disso, Jesus declarou: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois este homem também é filho de Abraão. 10Porquanto o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.
João 3:17
17Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.
Proclamação dos Apóstolos
Atos 5:30,31
30O Deus de nossos antepassados ressuscitou a Jesus, a quem vós assassinastes, crucificando-o num madeiro. 31Deus, no entanto, o exaltou, elevando-o à sua direita, como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.
Atos 13:22,23
22Depois que tirou o reinado de Saul, deu-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, ele fará tudo conforme a minha vontade’. 23E, da descendência desse homem, Deus levantou para Israel o Salvador Jesus, assim como prometera.
Esta Mensagem de Salvação é digna de toda aceitação.
1 Timóteo 1:12-17
12Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me concedeu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério, 13a mim, que em tempos passados fui blasfemo, perseguidor e insolente; contudo, Ele me concedeu misericórdia, porquanto fiz o que fiz mediante minha ignorância e incredulidade; 14e a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 15 Esta declaração é fiel e digna de plena aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. 16Todavia, por este motivo mesmo, me foi concedida misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus, demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, e me tornasse num modelo para todos quantos haveriam de crer nele para a vida eterna. 17Portanto, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, sejam honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
Declaração Científica: A morte e ressurreição de Cristo é um dos fatos mais verificados da história. E declarado como verdadeiro.
2 Timóteo 1:8
8Assim sendo, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, prisioneiro dele; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos pela causa do Evangelho conforme o poder de Deus. 9Pois Ele nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas em função da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi outorgada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, 10e que nesses dias se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, que aniquilou a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por intermédio do Evangelho.
Conclusão
A que conclusão chegamos?
Hebreus 7:25
25Concluindo, Ele é poderoso para salvar definitivamente aqueles que, por intermédio dele achegam-se a Deus, pois vive sempre para interceder por eles.
1 João 4:14
14E vimos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho para ser o Salvador do mundo.
A Profecia de Isaías, sob a qual João Batista se moveu, proclama que todos verão a Salvação.
Lucas 3:6
…E todos os seres viventes contemplarão a salvação que Deus oferece.
A Profecia de Joel, citada por Pedro no Pentecostes, revela salvação para todos.
Atos 2:21
…E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!’.
Um único ato de Justiça liberou Graça sobre todos os homens para a salvação. Jesus, o salvador eterno.
Romanos 5:12-18
12Concluindo, da mesma forma como o pecado ingressou no mundo por meio de um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte foi legada a todos os seres humanos, porquanto todos pecaram. 13Porque antes de ser promulgada a Lei, o pecado já estava no mundo; todavia, o pecado não é levado em conta quando não existe a lei. 14No entanto, a morte reinou desde a época de Adão até os dias de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à desobediência de Adão, o qual era uma prefiguração daquele que haveria de vir.
15Contudo, não há comparação entre o dom gratuito e a transgressão. Pois, se muitos morreram por causa da desobediência de um só, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para multidões! 16Por isso, não se pode comparar a graça de Deus com a conseqüência do pecado de um só homem; porquanto, o julgamento derivou de uma só ofensa que resultou em condenação, mas o dom gratuito veio de muitas transgressões e trouxe a justificação. 17Pois, se pela transgressão de um só homem, a morte reinou por meio desse, muito mais os que recebem da transbordante provisão da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por intermédio de um único homem: Jesus Cristo!
18Portanto, assim como uma só transgressão determinou na condenação de todos os seres humanos, assim igualmente um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.
Não existe distinção entre as pessoas. Todos podem ser salvos.
Romanos 10:8-13
8Mas o que ela diz? “A palavra está bem próxima de ti, na tua boca e no teu coração”, ou seja, a palavra da fé que estamos pregando: 9Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo! 10Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11Conforme diz a Escritura: “Todo o que nele crê jamais será decepcionado”. 12Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam. 13Porque: “Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo!”
Qual é o desejo de Deus?
I Timóteo 2:1-7
1Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças, em favor de todas as pessoas; 2pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. 3Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, 4o qual deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 5Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem. 6Ele se entregou em resgate por todos, para servir de testemunho a seu próprio tempo.
A Graça traz Salvação a Todas as Pessoas.
Tito 2:11-14
11Porquanto, a graça de Deus se manifestou salvadora para todas as pessoas. 12Ela nos orienta a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta presente era, 13enquanto aguardamos a bendita esperança: o glorioso retorno de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14Ele, que se entregou a si mesmo por nós para nos remir de toda maldade e purificar para si um povo todo seu, consagrado às boas obras.
Deus usa de misericórdia dando tempo ao homem para se arrepender.
II Pedro 3:8, 9
8Contudo, amados, há um princípio que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.
Deus trabalha compartilhando responsabilidade.
Existe uma parte na Salvação que é uma ação direta do Salvador. Algo que apenas Ele poderia fazer, e mais ninguém. No entanto, essa ação de Deus espera por uma reação do ser humano.
Vejamos, então, o que o Salvador espera daqueles que hão de ser salvos.
Perseverança: Mateus 10:22
“E, por causa do meu Nome, sereis odiados de todos. Contudo, aquele que permanecer firme até o fim será salvo.”
Fé e Confissão: Romanos 10:9
“Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo! “
Receptividade Espiritual: Tiago 1:21
“Portanto, livrando-vos de todo tipo de impureza moral e aparência de maldade, recebei humildemente a Palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa vida.
Diligência Espiritual: 2 Pedro 1:10,11
10Portanto, irmãos, esforçai-vos com dedicação cada vez maior, confirmando o chamado e a eleição com que fostes contemplados, pois se agirdes desse modo, jamais abandonareis a fé. 11Pois dessa maneira é que vos será ricamente suprida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Limpeza Espiritual: Apocalipse 22:12-14
12Eis que venho sem demora! E trago comigo o galardão que tenho para premiar a cada um segundo as suas obras. 13Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Derradeiro, o Princípio e o Fim.
14Bem-aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais.
Somente por meio de Cristo
O Cântico de Zacarias.
Cheio do Espírito, Zacarias profetiza a respeito da Salvação, e a respeito do destino de João Batista.
Lucas 1:67-80
Benedictus, o cântico de Zacarias
67Então, seu pai Zacarias foi cheio do Espírito Santo e profetizou:
68“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, pois que visitou e redimiu o seu povo.
69Ele concedeu poderosa salvação na casa de Davi, seu servo.
70Assim como prometera por meio dos seus santos profetas desde a antigüidade.
71Salvando-nos dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam,
72para demonstrar sua misericórdia aos nossos antepassados e recordar sua santa aliança,
73o juramento que prestou ao nosso pai Abraão.
74Que nos resgataria da mão de todos os nossos inimigos, a fim de o servirmos livres do medo,
75em santidade e justiça na sua presença, durante todos os dias de nossas vidas.
…a Respeito de João Batista…
76Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois marcharás à frente do Senhor, para lhe preparar o caminho.
77Para proclamar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados.
78E isso, por causa das profundas misericórdias de nosso Deus, através das quais dos céus nos visitará o sol nascente,
79para iluminar aqueles que estão vivendo em meio às trevas, e guiar nossos pés no caminho da paz”.
80E o menino crescia e se robustecia em espírito; e viveu no deserto até o dia em que havia de revelar-se publicamente a Israel.
A Proclamação de Simeão
Lucas 2:25-35
25Entrementes, havia um homem em Jerusalém chamado Simeão, homem justo e piedoso e que almejava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre Ele. 26O Espírito Santo lhe havia revelado que não morreria sem ter a oportunidade de ver o Cristo de Deus. 27Movido pelo Espírito Santo, ele dirigiu-se ao templo. Assim que os pais trouxeram o menino Jesus para realizarem com Ele o ritual de consagração exigido pela tradição da Lei, 28 Simeão o tomou em seus braços e louvou a Deus, exclamando:
29“Ó Soberano! Como prometeste, podes agora despedir em paz o teu servo.
30Porquanto os meus olhos já contemplaram a tua Salvação,
31a qual preparaste à vista de todos os povos:
32luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel”.
33O pai e a mãe do menino ficaram admirados com a proclamação feita a respeito dele. 34Então Simeão os abençoou e revelou a Maria, mãe de Jesus: “Eis que este menino está destinado a ser o responsável pela queda e pelo soerguimento de multidões em Israel, e a ser um sinal de contradição, 35de maneira que a intimidade dos pensamentos de muitos corações será revelada. Quanto a ti, todavia, uma espada traspassará a tua alma”.
A Profetiza Ana também proclamava:
Lucas 2:36-38
36Estava também presente a profetiza Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era uma senhora de idade avançada; tinha vivido com seu marido durante sete anos depois de se casar, 37e desde então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Jamais deixava o templo: adorava a Deus, jejuando e orando dia e noite. 38 Havendo chegado ali, naquele exato momento, deu graças a Deus e proclamava acerca do bebê Jesus para todos os que anelavam pela redenção de Jerusalém”.
Significado de Fanuel: “Face de Deus” ou “Presença de Deus”.
Benção de Jacó sobre Aser: 20 Na mesa de Aser haverá abundância; suas terras produzirão alimentos dignos de reis! (Gênesis 49:20)
Significado de Ana: do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna - “Graciosa, Cheia de Graça”.
Ana vivia diante da “Face de Deus”, e ali havia toda provisão para sua vida em “Abundância”. O resultado era uma mulher “Cheia de Graça”.
Uma alma seca, como um deserto, é uma alma cheia de…
Imoralidade sexual; impureza e libertinagem; idolatrias e feitiçarias; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades.
Esse é o estado de quem está longe da fonte da Vida.
Não é o que está acontecendo com você o que mais importa. Não são as circunstâncias que te envolvem o que mais importa também.
O que verdadeiramente importa é o que está sendo produzido por Deus em você. O fruto que é gerado na sua vida.
É triste passar por dificuldades e não descobrir o Jeová Jireh. Ou passar por enfermidade e não conhecer o Jeová Rapha.
Maravilho é quando, ao passar por circunstâncias adversas, descobrimos que é o Senhor, e o que Ele é capaz de fazer.
Exemplo: a história de Jó.
Jesus, a Única porta.
João 10:7-10
7Sendo assim, Jesus lhes disse de novo: “Em verdade, em verdade vos asseguro: Eu Sou a porta das ovelhas. 8Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e assaltantes; porém as ovelhas não os ouviram.
9Eu Sou a porta. Qualquer pessoa que entrar por mim, será salva. Entrará e sairá; e encontrará pastagem.
10O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude.
Jesus, o Único Salvador.
A declaração de Pedro diante das autoridades de Israel
Atos 4:8-12
8Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes declarou: “Autoridades e líderes do povo! 9Visto que hoje somos questionados em relação a um ato de caridade praticado a favor de um homem doente e sobre o modo como foi curado, 10tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em o Nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes, porém a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, por intermédio desse Nome é que este homem está aqui, diante de vós, plenamente curado! 11Este Jesus é ‘a pedra que foi rejeitada por vós, os construtores, a qual foi posta como pedra angular’.
12E, portanto, não há salvação em nenhum outro ente, pois, em todo universo não há nenhum outro Nome dado aos seres humanos pelo qual devamos ser salvos!”
Sua Graça é Suficiente.
Fariseus religiosos queriam impor a circuncisão para os cristãos gentios. Pedro, dirigido pelo Espírito, faz uma declaração que silencia a discussão e proclama a salvação por meio da graça.
Atos 15:6-11
6 Diante disso, os apóstolos e os presbíteros se reuniram para deliberar sobre a questão imposta. 7Depois de um grande debate, Pedro tomou a palavra e ponderou-lhes: “Irmãos, vós sabeis que desde há muito, Deus me escolheu dentre vós para que, por meu intermédio, ouvissem os gentios a Palavra do Evangelho e cressem. 8E Deus, que conhece os corações, testemunhou em benefício deles, concedendo-lhes o Espírito Santo, da mesma forma como o deu a nós; 9e não fez qualquer distinção entre os gentios e nós outros, purificando o coração deles pela fé. 10Agora, pois, por que quereis tentar a Deus, colocando sobre as costas dos discípulos uma carga que nem nossos antepassados nem nós mesmos conseguimos suportar?
11 De modo algum! Cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, exatamente do mesmo modo que os gentios também”.
Justificados pelo Seu Sangue.
Romanos 5:6-9
6Em verdade, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu por todos os ímpios. 7Sabemos que é muito difícil que alguém se disponha a morrer por um justo; embora por uma pessoa que se dedique ao bem, talvez, alguém tenha a coragem de dispor sua vida. 8Porém, Deus comprova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido em nosso benefício quando ainda andávamos no pecado.
9Agora, como fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por intermédio dele, seremos salvos da ira de Deus!
I Tessalonicenses 5:8-11
8Nós, no entanto, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da armadura da fé e do amor, tendo por capacete a esperança da salvação.
9Porque Deus não nos designou para a ira, mas para sermos contemplados pela salvação por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.
10Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a Ele. 11Por isso, aconselhai-vos e encorajai-vos mutuamente, como de fato já estais fazendo.
Salvação Para o Obediente
Hebreus 5:8-10
8Mesmo considerando o fato de ele ser o Filho de Deus, aprendeu a obediência por intermédio das aflições que padeceu;
9e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de salvação eterna para todos quantos lhe obedecem,
10tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Na Vinda de Cristo
Hebreus 9:27, 28
27E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo,
28assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitas pessoas; e aparecerá segunda vez, não mais para eximir o pecado, mas para brindar salvação a todos que o aguardam!
INTRODUÇÃO
O rei Davi e a Alegria da Salvação: Salmos 51
Ao regente do coro. Salmo de Davi, quando o profeta Natã o confrontou, depois de haver ele cometido adultério com Bate-Seba.
1Tem piedade de mim, ó Deus, segundo a tua misericórdia; conforme a tua grande clemência, apaga minhas transgressões!
2Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
3Pois no meu íntimo reconheço as minhas transgressões, e trago sempre presente o horror do meu pecado.
4Pequei contra ti, contra ti somente, e pratiquei o mal que tanto reprovas. Portanto, justa é a tua sentença, e incontestável, ao julgar-me condenado.
5Reconheço que sou pecador desde o meu nascimento. Sim, desde que me concebeu minha mãe.
6Sei que tu queres estabelecer a verdade no meu interior; e no meu coração ministras a tua sabedoria.
7Portanto, purifica-me com hissopo e ficarei limpo; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
8Faze-me voltar a ouvir júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão.
9Esconde o rosto do meu pecado e apaga todas as minhas iniquidades.
10Ó Deus meu! Cria em mim um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável.
11Não me afastes da tua presença, nem tires de mim teu Santo Espírito!
12Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito disposto a obedecer.
13Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem também para ti.
14Salva-me do pecado de sangue derramado, ó Eterno, Deus da minha salvação, para que minha língua seja livre para cantar exaltando a tua justiça.
15Ó Senhor, dá palavras corretas aos meus lábios, para que a minha boca possa proclamar o teu louvor.
16Não te deleitas em sacrifícios nem te comprazes em oferendas, pois se assim fosse, eu os ofereceria.
17O verdadeiro e aceitável sacrifício ao Eterno é o coração contrito; um coração quebrantado e arrependido jamais será desprezado por Deus!
18Que te regozijes em abençoar a Sião e edificar as muralhas de Jerusalém.
19Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.
Celebrando a Salvação - Segurança
O rei Davi se sentia Seguro na Salvação do Senhor.
Salmos 27
Um salmo da Davi.
1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação: a quem temerei? O SENHOR garante a minha existência; o que eu haveria de recear?
2Quando os perversos, meus inimigos, avançarem contra mim para dilacerar-me, eles é que tropeçarão e cairão por terra.
3Ainda que um exército me cerque, meu ser não se entregará ao temor; ainda que uma guerra estoure contra mim, manterei minha fé inabalável.
4Um anseio manifestei ao SENHOR, e sua realização buscarei: que eu possa viver na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a glória do SENHOR e buscar sua orientação no seu templo.
5Pois no dia da adversidade Ele me protegerá, e estarei abrigado no recôndito do seu tabernáculo. Acima dos altos rochedos serei colocado em segurança.
6Então triunfarei sobre os adversários que me rodeiam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios de triunfo e gratidão; cantarei e louvarei ao SENHOR.
Celebrando a Salvação - Fortaleza
O rei Davi encontrava um refúgio, uma fortaleza no Senhor.
Salmos 37
Ao mestre de música. Um salmo de Davi, servo do SENHOR.
39A salvação dos justos vem do SENHOR, Ele é a sua fortaleza na hora da adversidade!
Salmos 62
Ao mestre de canto. Ao estilo da melodia de Jedutum. Um salmo de Davi.
1 Só em Deus está o descanso, ó minha alma: dele vem a minha salvação.
2Só Ele é minha rocha e salvação, meu baluarte. Ele jamais me deixará desesperar!
Celebrando a Salvação - O Meu Cântico; Exultação e Regozijo.
O Profeta Isaías, homem que teve revelações profundas a respeito do Messias, celebra a Salvação do Senhor.
Isaías 12
1Então dirás naquele Dia: Louvo-te, ó Yahweh, meu SENHOR! Porque, embora tivesses estado irado contra mim, a tua fúria cessou e agora me concedeste o teu consolo!
2Ei-lo! Deus é a minha salvação; sinto-me inteiramente confiante, de nada tenho receio. Porquanto Yahweh, sim, o SENHOR é a minha força e o meu cântico. Ele é a minha salvação.
3Com o coração repleto de alegria tirareis água pura das fontes da salvação!
4E exclamareis naquele dia: Louvai a Yahweh, invocai o seu Nome; proclamai entre todas as nações os seus feitos, fazei saber que o seu Nome é Excelso, Maravilhoso!
5Salmodiai! Cantai louvores a Yahweh, pois ele tem realizado obras prodigiosas, seja isto sabido no mundo inteiro!
6Bradai com júbilo! Exultai, ó habitantes de Tsión, Sião, porque magnífico é o Santo de Israel entre o seu povo!
Isaías 25
9E naquele Dia todos levantarão suas vozes para dizer: “Vede, este é o nosso Deus! Nele esperávamos nós, certos de que nos salvaria, e, de fato, nos salvou! Este é Yahweh, nós depositamos nele toda a nossa confiança. Exultemos e regozijemo-nos na sua magnífica salvação!”
Nada neste mundo pode proporcionar o que o Senhor proporciona em Sua Salvação.
Jeremias 3
23Na verdade, toda a prática idólatra e frenética no alto das colinas e o murmúrio nos montes é um total engano. Com certeza, só em Yahweh, nosso Deus, está a Salvação de Israel.
Celebrando a Salvação - Ação contínua e poderosa de Deus; Prazer, Renovo, Alegria, Comunhão, Brados de Vitória e Júbilo.
Sofonias 3
17Yahweh, o SENHOR teu Deus, está no meio de ti, agindo poderosamente para te salvar; ele terá enorme prazer em ti, e com seu amor te renovará completamente, e se alegrará contigo em grande comunhão com brados de vitória e júbilo!”
I Timóteo 4
9Esta palavra é uma afirmação digna de todo crédito e plena aceitação! 10Pois é justamente para isso que trabalhamos e lutamos, porquanto temos depositado nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.
Conclusão
I Pedro 1
3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Porque, de acordo com sua extraordinária misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, por intermédio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4para uma aliança que jamais se extinguirá, nem tampouco será desonrada ou perderá seu valor. Herança preservada nos céus para vós,
5que sois protegidos pelo poder de Deus, por meio da fé, até a chegada da Salvação prestes a ser plenamente revelada no final dos tempos.
6Portanto, nesta verdade, exultais! Mesmo considerando que agora, e por algum tempo ainda, tenhais de ser afligidos por toda espécie de provação.
Atos 2:37-41
37 Ao ouvirem tais palavras, ficaram agoniados em seu coração…
O Poder de Convicção do Espírito Santo - Ele convence o Homem do pecado, da justiça e do juízo de Deus.
2. …e desejaram saber de Pedro e dos outros apóstolos: “Caros irmãos! O que devemos fazer?”
Isso revela pessoas tentando acertar-se com Deus.
3. 38 Orientou-lhes Pedro: “Arrependei-vos…
Admitir que Deus está certo e nós estamos errados.
4. …e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo…
Pela autoridade desse Nome.
Obs.: nenhuma fórmula batismal é dada no livro de Atos; a única fórmula dada foi o que Cristo disse em Mateus 28:19.
5. para o perdão de vossos pecados;
A Pessoa é batizada com água porque os pecados foram remidos por meio da Fé em Cristo. Isso é um testemunho público, e externo do que aconteceu em seu interior.
6. …e recebereis o dom do Espírito Santo.
O Arrependimento é nossa parte no plano da salvação. Uma pessoa arrependida está pronta para ser batizada com o Espírito Santo. Esta é uma experiência que se segue a Salvação.
7. 39 Porquanto a promessa…
A Promessa do Espírito Santo.
8. …pertence a vós…
Direcionado aos muitos judeus que estavam no Templo ouvindo Pedro neste dia.
9. …a vossos filhos…
Esse grande derramamento não parou com o derramamento inicial, nem parou naquela geração.
10. …e a todos os que estão distantes…
Também não era apenas para Jerusalém, mas para todo o mundo.
11. …Enfim, para todos quantos o Senhor, nosso Deus, chamar!”
Esse chamado é para Todas as Pessoas. É para quem quiser.
12. …E com muitas outras palavras dava seu testemunho pessoal…
Só temos uma parte da mensagem de Pedro. Mas este trecho revela que ele falou de algo que era real na sua vida.
13. …e os encorajava, proclamando: “Sede salvos desta geração que perece!”
Este é um Chamado ao Arrependimento.
O Senhor Jesus continua chamando pessoas ao arrependimento. A porta de Salvação continua aberta. O Caminho ao Trono da Graça está liberado por meio do Sangue do Cordeiro de Deus.
Estamos vivendo dias de manipulação da opinião pública. Os nomes dos pecados estão sendo alterados para não causar desconforto ao pecador.
14. 41 Assim, todos quantos aceitaram a sua palavra foram batizados;
Alguns creram no que Pedro disse, entregaram seus corações a Deus e se arrependeram; então, eles foram batizados como água.
15. …e naquele mesmo dia juntaram-se a eles cerca de três mil pessoas.
No Primeiro Dia do Pentecostes, o Dia em que a Lei foi dada, cerca de 3 mil homens morreram. (Êxodo 32:28)
No entanto, neste Dia do Pentecostes, por causa da cruz, cerca de 3 mil pessoas foram salvas.
INTRODUÇÃO
Quantos creem na Salvação? Quantos creem que estão sendo salvos?
Salvos de quê?
Muitos cristãos entendem que há salvação. Creem na Salvação, e creem que estão sendo salvos. Porém, o que muitos deles não sabem responder é de quê estão sendo salvos.
Crê no Senhor Jesus e serás salvo…
Atos 16:25-31
25Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e entoando hinos de louvor a Deus, enquanto os demais presos os ouviam. 26De repente, aconteceu um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. No mesmo momento, todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam a todos se soltaram. 27O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, desembainhou sua espada a fim de se matar, pois concluíra que os presos todos houvessem escapado. 28No entanto, Paulo gritou: “Não te faças isso! Eis que estamos todos aqui!”, 29Então, o carcereiro pediu luz, correu para dentro e, trêmulo, atirou-se aos pés de Paulo e Silas. 30Em seguida, conduzindo-os para fora, rogou-lhes: “Senhores, o que preciso fazer para ser salvo?” 31Eles, prontamente lhe afirmaram: “Crê no Senhor Jesus, e assim serás salvo, tu e os de tua casa!” 32E lhe ministraram a Palavra de Deus, bem como a todos de sua casa.
Essa foi a instrução do Ap. Paulo para o carcereiro. Ele ministrou sobre a Salvação por meio da fé em Jesus.
O que disseram os Profetas?
O Profeta Isaías anuncia O Dia do Senhor
Isaías 2: 6-22
6Certamente rejeitaste o teu povo, a Casa de Jacó, porquanto os descendentes de Israel se encheram de superstições adquiridas dos povos pagãos do leste, o Oriente; e ainda praticam adivinhações como os filisteus e celebram alianças com pagãos.
7A sua terra está repleta de prata e ouro, e seus tesouros são inesgotáveis; a tua terra está cheia dos melhores cavalos e os seus carros de guerra são incontáveis.
8Sua terra também está cheia de ídolos. Eles se inclinam em adoração diante da obra das suas próprias mãos, reverenciando o que os seus dedos produziram.
9Por esse motivo a humanidade será exterminada e o ser humano humilhado. Portanto, peço-te, ó Deus, não os perdoes!
10Vai, pois, entra no meio das rochas e esconde-te no pó, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade.
11Os olhos dos arrogantes serão humilhados e a soberba da humanidade será destruída; naquele Dia somente Yahweh será exaltado!
12Porque Yahweh, o SENHOR dos Exércitos, tem um dia reservado para todos os presunçosos e arrogantes, para tudo e todos que exaltam a si mesmos, para que sejam rebaixados;
13contra todos os cedros do Líbano, altaneiros e orgulhosos e todos os carvalhos de Basã;
14contra todos os outeiros elevados e todas as colinas elevadas;
15contra toda a torre imponente e contra toda a muralha fortificada;
16contra tudo o que parece comercialmente valioso e todo barco de luxo.
17Portanto, a arrogância do ser humano será abatida, e a sua presunção será aniquilada. Somente Yahweh, o SENHOR, será exaltado naquele Dia.
18Os ídolos desaparecerão inteiramente,
19Os homens tentarão se esconder nas cavernas das rochas e em buracos feitos na terra, por causa do terror que vem de Yahweh acompanhado do esplendor da sua majestade, quando o SENHOR se levantar para fazer tremer a terra.
20Naquele dia os homens atirarão aos ratos e aos morcegos todos os ídolos de prata e de ouro que lhes fizeram para a sua veneração,
21refugiando-se nas cavernas das rochas e nas fendas dos penhascos, diante da presença poderosa de Yahweh e diante do magnífico esplendor da sua majestade, quando se levantar para sacudir toda a terra.
22Sendo assim, desisti de acreditar no ser humano, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Afinal, que valor tem o homem?
O Profeta Joel anuncia a Salvação do Senhor.
Joel 2:28-32
28Então, depois desses eventos, derramarei do meu Ruwach, Espírito, sobre todos os povos! Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os idosos terão sonhos, os jovens ganharão visões!
29Inclusive sobre os escravos e serviçais da época, derramarei do meu Espírito naqueles dias.
30E farei com que ocorram eventos espantosos no céu e na terra: sangue, fogo e grandes nuvens de fumaça!
31O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que chegue o grandioso e temível Dia do SENHOR.
32E todo aquele que invocar o Nome de Yahweh será salvo; pois, de acordo com a Promessa do Eterno, no monte Sião e em Jerusalém haverá salvação para os sobreviventes, para todos aqueles a quem Yahweh, o SENHOR, chamar!”
O Dia do Senhor também comunica o Dia do Juízo Final: o Grande e Definitivo triunfo de Deus sobre o mal e o devido cargo eterno a todos os seus inimigos.
O Profeta Amós anuncia que será um dia de trevas, não de Luz.
Amós 5:18-27
18Ai de vós que desejais o Dia de Yahweh, o SENHOR! Para que quereis apressar a chegada do Dia do SENHOR? Ora, será um Yown, um tempo, de trevas e não de luz!
19Será como se uma pessoa fugisse de um leão e se deparasse com um grande urso feroz; como se alguém entrasse em sua casa e, encostando a mão na parede, fosse picado por uma serpente!
20O Dia de Yahweh será sim, de trevas, e não de luz! Uma escuridão absoluta, sem um raio de claridade.
21“Ai, ai! Eu odeio e ignoro as vossas festas religiosas; também não suporto as vossas assembleias solenes.
22Ainda que me ofereçais holocaustos, vossos sacrifícios queimados, com vossas ofertas de cereais, não me agradarei disso tudo; tampouco olharei para as ofertas de paz e comunhão, mesmo que sejam de vossos melhores animais de engorda.
23Afastai, pois, da minha pessoa o som dos vossos cânticos, porque não ouvirei as melodias das vossas liras.
24Em vez disso, deixai correr livre o direito como um rio caudaloso, e a justiça como um ribeiro eterno!
25Ora, foi a mim que trouxestes vossos sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos de caminhada no deserto, ó nação de Israel? 26Não! Não foi! Carregastes sim, o vosso rei Sicute, e Quium, vosso deus-estrela, imagens idólatras que construístes para vós mesmos! 27Por esses motivos todos Eu vos mandarei para o cativeiro, para o exílio além de Damasco!” Assevera o SENHOR, cujo nome é Yahweh Elohim, Deus dos Exércitos.
O povo de Israel manteve apenas o valor estético e religioso das cerimônias de adoração a Deus, mas despojou-se do seu valor principal: o sentido íntimo e vital na alma de cada adorador.
O Profeta Malaquias anuncia que ninguém escapará, apenas os que reverenciam o Nome do Senhor.
Malaquias 4:1-6
1“Pois, com toda a certeza, vem o Dia, em fogo ardente, mais que uma fornalha! Todos os arrogantes e todos os maldosos queimarão como palha seca na fogueira, e aquele grande Dia vem se aproximando depressa; não sobrará raiz nem ramo algum!” Assevera o SENHOR dos Exércitos. 2Todavia, para vós, todos quantos amam reverentemente o meu Nome, nascerá o sol da justiça, trazendo cura em suas asas; e vós havereis de sair saltando de alegria como bezerros soltos no curral. 3Pisareis os maus, porque serão como pó debaixo da planta de vossos pés naquele Dia que preparei!” Garante o Eterno dos Exércitos.
4Lembrai-vos, portanto, da Torá, Lei de Moisés, meu servo, dos decretos e das leis que lhe ordenei no Horebe, Deserto, para todo o Yisrâ’êl, Israel, Yahweh Prevalece.
5Eis que Eu mesmo vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o gâdôl, grande e yârê’, assustador Dia de Yahweh. 6E Elias procurará fazer com que os corações dos pais shuwb, se retratem, perante seus filhos, e os corações dos filhos se convertam aos seus pais; do contrário, Eu virei e castigarei a terra com khay’rem, desgraça.
O que disse Jesus?
A Vinda do Filho do Homem
Mateus 24:29-31
29Imediatamente após o tormento daqueles dias, o sol escurecerá e a lua não dará a sua luz; e as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão estremecidos. 30Então surgirá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra prantearão e verão o Filho do homem chegando nas nuvens do céu com poder e majestosa glória. 31Ele enviará os seus anjos, com poderoso som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.
Ninguém sabe o dia nem a hora…
Mateus 24:36
36Entretanto, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai.
O que disse o Ap. Paulo?
Romanos 2:1-11
1Portanto, és indesculpável, ó homem, sejas quem for, quando julgas, porque a ti mesmo te condenas em tudo aquilo que julgas no teu semelhante; pois tu, que julgas, praticas exatamente as mesmas atitudes. 2Mas nós sabemos que o julgamento de Deus é de acordo com a verdade contra os que praticam tais ações. 3Deste modo, quando tu, um simples ser humano, os julga e, todavia, praticas os mesmos atos, pensas que de alguma forma escaparás ao juízo de Deus? 4Ou, porventura, desprezas a imensa riqueza da bondade, tolerância e paciência, não percebendo que é a própria misericórdia de Deus que te conduz ao arrependimento? 5Entretanto, por causa da tua teimosia e do teu coração insensível e que não se arrepende, acumulas ira sobre ti no dia da ira de Deus, quando se revelará plenamente o seu justo julgamento. 6Deus retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. 7Ele concederá vida eterna aos que perseverando em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. 8Por outro lado, reservará ira e indignação para todos os que se conservam egoístas, que rejeitam a verdade e preferem seguir a injustiça. 9Ele trará tribulação e angústia sobre todo ser humano que persiste em praticar o mal, em primeiro lugar para o judeu, e, em seguida, para o grego; 10porém, glória, honra e paz para todo aquele que perseverar na prática do bem; primeiro para o judeu, depois para o grego. 11Porquanto em Deus não existe parcialidade alguma.
Romanos 2:16
16Todos esses fatos serão observados na humanidade, no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, por intermédio de Jesus Cristo, de acordo com as declarações do meu Evangelho.
Somos Salvos da Ira de Deus…
Romanos 5:8, 9
8Porém, Deus comprova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido em nosso benefício quando ainda andávamos no pecado. 9Agora, como fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por intermédio dele, seremos salvos da ira de Deus!
O que disse o Ap. Pedro?
2 Pedro 3:1-18
1Amados, esta é agora a segunda carta que vos escrevo; em ambas procuro despertar com estas recordações a vossa mente sincera: 2para que vos lembreis das palavras que anteriormente foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, que os vossos apóstolos vos ensinaram.
3Antes de tudo, considerai atentamente que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores anunciando suas zombarias e seguindo suas próprias paixões. 4Eles proclamarão: “O que aconteceu com a Promessa da sua vinda? Ora, desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação!” 5No entanto, deliberadamente, eles não reconhecem que desde a Antiguidade, por intermédio da Palavra de Deus foram criados os céus e a terra, e esta foi formada da água e por meio da água. 6Foi pelas águas que o mundo daquela época foi submerso e destruído. 7Ora, por intermédio da mesma Palavra, os céus e a terra que hoje existem estão também preparados para o fogo, reservados para o Dia do Juízo e para a total destruição dos ímpios.
8Contudo, amados, há um princípio que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.
10Entretanto, o Dia do Senhor virá como ladrão, no qual os céus desaparecerão ao som de um terrível estrondo, e os elementos se desintegrarão pela ação do calor. A terra e toda obra nela existente serão expostas ao fogo.
11Ora, se tudo o que existe será assim aniquilado, que espécie de pessoas é necessário que sejais? Pessoas que vivem em santidade e piedade, 12aguardando o Dia do Senhor e apressando a sua vinda. Naquele Dia, os céus se dissolverão pelo fogo, e todos os elementos, ardendo, se dissiparão com o calor. 13Todavia, confiados em sua Promessa, esperamos novos céus e nova terra onde habita a justiça. O cristão e o Dia do Senhor
14Por isso, amados, enquanto aguardais estes eventos, esforçai-vos para que sejais encontrados por Ele em plena paz, sem mácula e livres de culpas diante dele. 15Considerai que a longanimidade do nosso Senhor é uma oportunidade para que possais receber a Salvação, assim como o nosso amado irmão Paulo também vos escreveu, de acordo com a sabedoria que Deus lhe concedeu. 16Ele escreve do mesmo modo em todas as suas epístolas, discorrendo nelas sobre esses assuntos, nas quais existem trechos difíceis de entender, os quais são distorcidos pelos ignorantes e insensatos, como fazem também com as demais Escrituras para a própria destruição deles. 17Sendo assim, amados, estando bem informados, guardai-vos para que não sejais conduzidos pelo erro e sedução dos que não têm princípios morais, vindo a perder a vossa segurança e cair. 18Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém.
Conclusão
Creia no Senhor Jesus Cristo de todo o seu coração.
Invoque o Nome do Senhor; Viva segundo os Seus mandamentos; Espere pela Salvação do Senhor.
INTRODUÇÃO
O Novo Nascimento é um assunto pouco falado em nossos dias. Este é o motivo pelo qual ainda existem muitos problemas dentro das Igrejas, pois muitos cantam, dançam, lideram e etc., contudo nem todos nasceram de Novo.
Tudo no reino de Deus começa a partir do Novo Nascimento. Sem isso, não existe vida com Deus.É muito provável que existam líderes, pastores, cantores, que apesar de terem um ministério, não tenham nascido de novo, pois as nossas atividades não significam conversão.
"Não é o que fazemos, mas sim, o porque fazemos."
Graça
9Entretanto, Ele me declarou: “A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Sendo assim, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim. 10Por esse motivo, por amor de Cristo, posso ser feliz nas fraquezas, nas ofensas, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Porquanto, quando estou enfraquecido é que sou forte!
2 Coríntios 12.9-10
A Igreja está baseada na Graça e no amor de Cristo por cada um de nós.
O Esboço de hoje capta a essência dessa maravilhosa graça:
A Graça é um presente de Deus.
Recebida pela nossa Fé.
Aceitos pelo amor de Deus.
Cristo pagou o preço.
A Graça é eterna.
A Graça é um presente de Deus.
Não pode ser comprada; Ela é dada gratuitamente por Deus a mim e a você.
23Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, 24sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3.23, 24.
Deus, pela sua graça e sem exigir nada, nos aceita por meio de Cristo, que nos salva.
10Foi exatamente a respeito dessa Salvação que os profetas indagaram e examinaram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, 11buscando conhecer o tempo e as circunstâncias mais oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao comunicar-lhes de antemão os sofrimentos que Cristo haveria de passar e as glórias que se seguiriam àquelas aflições. 12A eles foi predito que estavam ministrando não para si próprios, mas sim para vós, quando profetizaram as verdades que agora vos foram anunciadas por intermédio daqueles que vos pregaram o Evangelho mediante o Espírito Santo enviado dos céus, assuntos esses que até os anjos anseiam acompanhar minuciosamente. 13Assim sendo, estai com a mente preparada, prontos para agir; alertas, depositai toda a vossa esperança na graça que vos será outorgada na plena revelação de Jesus Cristo. 14Como filhos da obediência, não permitais que o mundo vos amolde às paixões que tínheis outrora, quando vivíeis na ignorância. 15Porém, considerando a santidade daquele que vos convocou, tornai-vos, da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes. 16Porquanto, está escrito: “Sede santos, porque Eu Sou santo!”
1 Pedro 1.10-16
A Graça é recebida pela Fé.
Somente por professar nossa fé em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor poderemos experimentar sua Graça e ter vida eterna.
8Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo.
Efésios 2.8, 9
Eu e você tendemos a estar mais interessados naquilo que fazemos, enquanto Deus está mais interessado naquilo que somos.
7Todavia, o que para mim era lucro, passei a considerar como prejuízo por causa de Cristo. 8Mais do que isso, compreendo que tudo é uma completa perda, quando comparado à superioridade do valor do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem decidi perder todos esses valores, os quais considero como esterco, a fim de ganhar Cristo, 9e ser encontrado nele, não tendo por minha a justiça que procede da Lei, mas sim a que é outorgada por Deus mediante a fé, 10para conhecer Cristo, e o poder da sua ressurreição, e a participação nos seus sofrimentos, identificando-me com Ele na sua morte, 11com o propósito de, seja como for a ressurreição dentre os mortos, nela estar presente.
Filipenses 3.7-9
1Portanto, havendo sido justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, 2por intermédio de quem obtivemos pleno acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmados, e nos gloriamos na confiança plena da glória de Deus. 3Mas não somente isso, como também nos gloriamos nas tribulações, porque aprendemos que a tribulação produz perseverança; 4a perseverança produz um caráter aprovado; e o caráter aprovado produz confiança. 5E a confiança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele mesmo nos outorgou.
Romanos 5.1-5
Aceitos pelo Amor de Deus.
A Graça nos faz aceitos por meio do Amor de Deus
6Em verdade, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu por todos os ímpios. 7Sabemos que é muito difícil que alguém se disponha a morrer por um justo; embora por uma pessoa que se dedique ao bem, talvez, alguém tenha a coragem de dispor sua vida. 8Porém, Deus comprova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido em nosso benefício quando ainda andávamos no pecado.
Romanos 5.6-8
Nós podemos, por nossa vez, amar outros porque Deus nos amou primeiro. Podemos também perdoar porque Deus nos perdoou primeiro.
13Zelai uns pelos outros e perdoai-vos mutuamente; caso alguém tenha algum protesto contra o outro, assim como o Senhor vos perdoou, assim também procedei.
Colossenses 3.13
4No entanto, Deus, que é rico em misericórdia, por meio do grande amor com que nos amou, 5deu-nos vida com Cristo, estando nós ainda mortos em nossos pecados, portanto: pela graça sois salvos!
Efésios 2.4, 5
Eu sei que não mereço o amor de Deus. As boas novas são que ele me aceita apesar de mim mesmo.
16Portanto, acheguemo-nos com toda a confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e encontremos o poder que nos socorre no momento da necessidade.
Hebreus 4.16
Continua…
Cristo Pagou o Preço
Jesus morreu na cruz para que todos os nossos pecados, todos os nossos erros, fossem perdoados. Ele pagou o preço que o pecado exigiu, derramou o seu sangue, sacrificou-se por mim e por você, para que pudéssemos estar com Ele para sempre.
Quando cremos no sacrifício de Jesus na cruz somo feitos novas criaturas.
7Nele, temos a redenção, o perdão dos nossos pecados pelo seu sangue, segundo as riquezas da graça de Deus, 8e que Ele fez derramar sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.
Efésios 1:7
A Graça de Deus é Eterna
Na Graça você encontrará uma “Nova Liberdade” e uma “Nova Felicidade”. Também perceberá que Deus está fazendo por você aquilo que você mesmo não pode fazer.
6E estou plenamente convicto de que aquele que iniciou boa obra em vós, há de concluí-la até o Dia de Cristo Jesus.
Filipenses 1:6
16Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, 17concedam ânimo ao vosso coração e vos fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.
2 Tessalonicenses 2:16,17
Nós somos o resultado da Graça de Deus. À medida que nos modelamos a essa graça, somos capazes de amar e perdoar com o mesmo amor com que fomos amados e perdoados.
9Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz. 10Vós, sim, que antes não éreis sequer povo; mas agora, sois o Povo de Deus; não tínheis recebido a misericórdia, contudo agora a recebestes.
2 Pedro 2:9, 10
3Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, rogando sempre por vós, 4desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes por todos os santos, 5por causa da esperança que vos está reservada no céu, da qual já ouvistes pela Palavra da Verdade, o Evangelho, 6que vos alcançou, e da mesma forma está chegando em todo o mundo, frutificando e se espalhando, assim como ocorreu entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus na verdade;
Colossenses 1:3-6
Conclusão
A Graça é um presente de Deus. Recebida pela Fé por aquele que crê. Nela nós somos Aceitos pelo amor de Deus.
Cristo pagou o preço exigido pelo pecado, a morte. Nos colocando em plena Liberdade para vivermos em novidade de Vida.
A Graça é eterna. Nunca nos deixará. Ela continua operando em nossas vidas todos os dias.
INTRODUÇÃO
O Novo Nascimento é um assunto pouco falado em nossos dias. Este é o motivo pelo qual ainda existem muitos problemas dentro das Igrejas, pois muitos cantam, dançam, lideram e etc, contudo nem todos nasceram de Novo.
Tudo no reino de Deus começa a partir do Novo Nascimento. Sem isso, não existe vida com Deus.
É muito provável que existam líderes, pastores, cantores, que apesar de terem um ministério, não tenham nascido de novo, pois as nossas atividades não significam conversão.
"Não é o que fazemos, mas sim, o porque fazemos."
O que é nascer de novo?
“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.”
João 3:1-7
1) VAMOS COMEÇAR DIZENDO O QUE NÃO É NASCER DE NOVO:
Não é mudar o que se faz e uma simples mudança de opinião, ou seja, ato externo e natural ou mudança de atitude moral e mental através do seu próprio esforço. – Ex. Alcoólatras anônimos e livros autoajuda. (Tiago 1.18)
Não é se tornar um “crente”, ou seja, um “religioso” – Nicodemos era um religioso, mas Jesus mostrou claramente que apesar disso, ele não havia nascido de novo. (João 3:3-5)
Não é ser cheio de dons – (Mateus 7.22-23) Nesse texto Jesus mostra claramente uma pessoa cheia de dons, porém, apesar disso, não iria entrar no Reino dos Céus. Somos conhecidos por Deus pelos frutos (Mat. 7:17-21).
2) O QUE É NASCER DE NOVO?
2.1 – É um nascimento espiritual – (João 1.13) O novo nascimento é algo espiritual que:
a – Nos vivifica (Efésios 2:1)
Nascer de novo é ter a vida de Deus manifestada em nós.
b – Nos ressuscita (Ef. 2.5-6)
Não há novo nascimento sem morte e ressurreição. Se eu morri com Cristo, logo também ressuscitei com Ele. Quem nasceu de novo, a sua vida evidencia Jesus.
2.2 - É uma mudança de:
a - Natureza (II Pedro 1.4) – Diante das pressões qual é a natureza que manifestamos primeiro?
b - Semente (I Pedro 1.23) – é uma mudança de semente. No lugar da semente corruptível do velho homem, entra uma incorruptível do novo homem.
Quem se corrompe com qualquer coisa é porque não experimentou a nova semente.
Ex…o sistema mundano quer nos corromper o dia inteiro, mas em nós existe uma semente incorruptível.
LEMBRE-SE: diante das pressões nós mostramos quem realmente somos.
c - Coração (Ezequiel 36.26) Deus nos dá um novo coração. Um coração sensível e quebrantado.
3) O QUE É GERADO NO HOMEM COM O NOVO NASCIMENTO?
a - Transformação radical em sua vida.
(I Cor. 5.17) A pessoa passa a viver em novidade de vida, tem um novo horizonte, novas possibilidades, etc. existem pessoas que só tem olhos para trás, vivem dizendo: antigamente era assim e assado, mas, e hoje? O novo nascimento é uma carta em branco para você escrever uma nova história em sua vida.
Ex. tem gente que é tão apegado ao passado que guarda até flor seca que ganhou anos atrás; papel de bombom, etc. outras são presas aos mesmos sentimentos, marcas, histórias…não conseguem olhar para frente e tem as suas vidas aprisionadas.
Não se pode colocar vinho novo em odres velhos. Tem muita gente que não consegue viver coisas novas em Deus por viver preso as coisas velhas.
O que mudou na sua vida quando você conheceu jesus?
b - Vida sem a pratica do pecado e sem prazer no pecado – I João 3.6, 1 João 5.18, Ez. 36.31.
Lembre-se: praticar é um ato constante que mostra falta de arrependimento, e ter prazer indica um coração aprisionado e conformado no pecado
c - Vida de Deus – Passa a ser habitação do Deus vivo através do seu Espírito. I Co. 3.16, I Cor. 6.19.
CONCLUSÃO
O Reino de Deus só pode ser visto através do novo nascimento (I Cor. 2.14).
Somente os espirituais podem desfrutar deste Reino. Através do Novo nascimento nos tornamos filhos de Deus (Rm 8.16)
Somos habitação do Espírito Santo e não somos de nós mesmos. (I co. 3.16; I Cor. 6.19)
Temos libertação da escravidão e julgo da carne (Gl 5.16-17)
Vitória sobre o pecado (I João 3.9) e Vitória sobre mundo (I João 5.4)
Nicodemos dá fortes indícios de sua conversão:
Ele defende Jesus contra os principais sacerdotes e se expõe por ele podendo até mesmo ser morto. João 7:52
Ajuda a José de Arimatéia a cuidar do corpo de Jesus após a sua morte. João 19:38-42
INTRODUÇÃO
Nesse estudo trataremos sobre a questão da conversão. Ela é a nossa adesão ao plano da salvação e resposta voluntária à mensagem do Evangelho, ao nos arrependermos dos nossos pecados, depositando a nossa fé em Jesus.
É o ato único de dar as costas ao pecado em arrependimento e voltar-se para Cristo em fé. Portanto, a conversão tem duas condições:
A primeira relacionada com o pecado chama-se: ARREPENDIMENTO.
A segunda, ligada a Cristo, é a FÉ.
Essas duas condições estão interligadas e uma não pode ocorrer sem a outra. Não esqueça! Tudo que é necessário para nossa salvação já foi providenciada por Deus.
“E dizendo: o tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho”. Mc. 1:15
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38).
FÉ
Fé é uma palavra usada no meio cristão e, até, os não crentes sabem dar uma definição comum para ela: CONFIANÇA.
A palavra confiança também representa bem a ideia bíblica, tanto que no antigo testamento era usada, ao invés da palavra fé.
A fé ocupa um papel importante em nosso relacionamento com Deus. Sem ela não podemos sequer agradar ao Senhor. (Hb. 11:6).
Encontramos na Bíblia, mas precisamente no novo testamento, três tipos de fé:
O dom da fé (1 Cor. 12:9)
A fé como fruto do Espírito (Gal. 5:22)
A fé salvifica (que veremos a seguir, de uma forma mais detalhada).
Obs. Esses tipos de fé não estão em ordem de ocorrência ou importância, pois todas são importantes e necessárias na vida cristã.
FÉ SALVIFICA: É aquela que se manifesta para a nossa salvação, que se volta para Cristo. Não é uma fé intelectual, que simplesmente reconhece fatos do Evangelho como verídicos e aceitáveis. É uma completa entrega das nossas vidas ao Senhor, incluindo três elementos indispensáveis:
ELEMENTO INTELECTUAL (conhecimento): É acreditar na revelação de Deus e em toda a Sua Palavra.
ELEMENTO EMOCIONAL (aprovação): É o despertar da alma para as suas necessidades aplicando a redenção em Cristo, seguida de concordância e aceitação imediata destas verdades de uma forma pessoal.
ELEMENTO VOLITIVO (confiança pessoal): É a consequência dos elementos anteriores. Constitui-se da rendição do coração a Deus e a apropriação de Cristo como Salvador.
A fé salvifica é a atividade total de personalidade, e o reconhecimento e a aceitação de todas as verdades bíblicas. Tem a ver com as nossas atitudes e desejo de sermos transformados segundo a imagem de Cristo. Nesse sentido podemos dizer que o oposto da fé não é a dúvida e sim a desobediência.
CONCLUSÃO
Conversão é a nossa adesão ao plano da salvação e nossa resposta voluntária à mensagem do Evangelho, ao nos arrependermos dos nossos pecados, depositando a nossa fé em Jesus.
INTRODUÇÃO
Nesse estudo trataremos sobre a questão da conversão. Ela é a nossa adesão ao plano da salvação e resposta voluntária à mensagem do Evangelho, ao nos arrependermos dos nossos pecados, depositando a nossa fé em Jesus.
É o ato único de dar as costas ao pecado em arrependimento e voltar-se para Cristo em fé. Portanto, a conversão tem duas condições:
A primeira relacionada com o pecado chama-se: ARREPENDIMENTO.
A segunda, ligada a Cristo, é a FÉ.
Essas duas condições estão interligadas e uma não pode ocorrer sem a outra. Não esqueça! Tudo que é necessário para nossa salvação já foi providenciada por Deus.
“E dizendo: o tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho”. Mc. 1:15
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38).
ARREPENDIMENTO
O ponto alto da pregação de João Batista, assim como a de Jesus e seus apóstolos era o arrependimento (Mt. 3:1-2; 4:17; At. 2:38). O arrependimento é um gerador de alegria no céu (Lc. 15:10), pois é uma condição absoluta para a salvação.
O SIGNIFICADO DE ARREPENDIMENTO:
No Antigo Testamento, arrependimento significa mudança de ideia ou de propósito, no sentido de abandonar o pecado, voltando-se para Deus de todo o coração, alma e força (Ne 9; Is 19.22). E, no Novo Testamento, o verbo arrepender é mais fortemente expressado, pois significa “converter-se” ou “retornar”, termos que expressam a mudança de mente, transformação do pensamento, da consciência, das atitudes, isto é, uma verdadeira METANÓIA (grego), “mudança da mente, mudança do homem interior: a mudança profunda e radical da mente”. Quando se passa pelo verdadeiro arrependimento há uma tristeza sincera pelo pecado praticado (2Co 7.10) e posterior compromisso de abandoná-lo para abraçar a vontade de Deus.
O arrependimento é:
Uma sincera tristeza por causa do pecado, pois não existe arrependimento se não sentirmos DOR pelo pecado cometido. (2 Cor. 7:10).
Uma completa mudança de mente e disposição com relação ao pecado, comprometendo-se sinceramente a abandoná-lo. Passamos a enxergar o pecado e o quanto ele é nocivo e entristece a Deus (2 Cor. 5:17).
Um senso de culpa e desamparo, com a expectativa da misericórdia de Deus. Sentimos a culpa dos nossos erros e desejamos profundamente o perdão e misericórdia do Senhor. (At.2:37).
Um forte desejo de ser salvo por Jesus.
Muitos têm apresentado a salvação coma uma mercadoria barata, dando a impressão de que aquele que a recebe está fazendo um favor para Deus. Quando nos arrependemos de verdade a salvação se torna o nosso maior desejo e para tanto, estamos dispostos a qualquer coisa por ela. (At.16:29-30).
A decisão de prosseguir obedecendo a Cristo. O arrependimento gera em nós o desejo de continuarmos cumprindo a vontade de Senhor. (At. 2:42-43).
Romanos 2:3-5
3. Deste modo, quando tu, um simples ser humano, os julga e, todavia, praticas os mesmos atos, pensas que de alguma forma escaparás ao juízo de Deus? 4. Ou, porventura, desprezas a imensa riqueza da bondade, tolerância e paciência, não percebendo que é a própria misericórdia de Deus que te conduz ao arrependimento? 5. Entretanto, por causa da tua teimosia e do teu coração insensível e que não se arrepende, acumulas ira sobre ti no dia da ira de Deus, quando se revelará plenamente o seu justo julgamento.
INTRODUÇÃO
A queda do homem e as consequências do pecado, tem como fator principal, o pecado.
Em hebraico a palavra pecado é hatah = errar o alvo, ou mudar de direção; em grego é hamartia = sair da rota; em latim é peccare que, em seu uso primitivo, significa: “fazer passo em falso, perder o pé, e, portanto cair!
Tomando por base dos princípios, pecado sempre será um erro.
1João 1:8-9
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
A QUEDA
DEUS FEZ TUDO MUITO BOM (Gn 1.31)
Adão e Eva foram criados “bons” e colocados num jardim idílico, no Éden, desfrutando de estreita comunhão com Deus (Gn 1.26-2.25). Por não serem divinos e porque eram capazes de pecar, era necessária uma contínua dependência de Deus. Semelhantemente, precisavam comer regularmente da árvore da vida. Isto nos é sugerido pelo convite a comer de todas as árvores, inclusive da árvore da vida, antes da Queda (Gn 2.16).
2.ADÃO E EVA FAZIAM PARTE DO PROJETO DE DEUS
E pela rigorosa proibição depois desta (Gn 3.22,23). Houvessem obedecido, teriam sido frutíferos e alegres para sempre (Gn 1.28-30). Alternativamente, após um período de prova, poderiam conseguir um estado mais permanente de imortalidade, mediante a transladação para o céu (Gn 5.21-24; 2Rs 2.1-12) ou pela ressurreição do corpo sepultado na terra (cf. os crentes, 1Co 15.35-54).
3.A ESCOLHA
Deus permitiu que o Éden fosse invadido por Satanás, o qual tentou Eva com astúcia (Gn 3.1-5). Desconsiderando a Palavra de Deus, Eva entregou-se ao desejo por beleza e sabedoria. Tomou do fruto proibido, ofereceu-o ao seu marido e juntos comeram-no (Gn 3.6). Eva fora enganada pela serpente, mas Adão parece ter pecado em plena consciência (2Co 11.3; 1Tm 2.14; Deus concorda tacitamente com esse fato em Gn 3.13-19). É possível que Adão tenha recebido do próprio Deus a proibição de comer da árvore e que Eva a tenha ouvido somente através do marido (Gn 2.17; cf. 2.22). Adão, portanto, tinha mais responsabilidade diante de Deus, e Eva era mais suscetível diante de Satanás (cf. Jo 20.29). Talvez seja esta a explicação da ênfase que a Bíblia atribui ao pecado de Adão (Rm 5.12-21; 1Co 15.21,22), embora, na realidade, Eva tenha pecado primeiro. Finalmente, é crucial observar que o pecado deles começou na sua livre escolha moral, e não na tentação (a que poderiam ter resistido: 1Co 10.13; Tg 4.7). Isto é, embora a tentação os incentivasse a pecar, a serpente não colheu o fruto tampouco os forçou a comê-lo. O casal optou por assim fazer.
AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
As consequências principais do pecado são a morte e a separação da presença de Deus (Romanos 6:23). Essas duas consequências causam muito sofrimento na vida do pecador.
Logo em Gênesis 2:16-17 Deus avisou que a consequência principal do pecado era a morte. Quando Adão e Eva pecaram, eles sofreram morte espiritual – ficaram afastados da presença de Deus. Deus também os condenou à morte física, começando o processo lento de degradação física que leva todos a morrer (Gênesis 3:19). Por causa do pecado, a terra ficou amaldiçoada. A terra perdeu sua perfeição e se tornou um lugar difícil de viver (Gênesis 3:17-18). Surgiu o sofrimento, a dor e o conflito entre pessoas. A vida na terra ganhou muitas dificuldades.
O pecado também traz muitas outras consequências secundárias.
A Bíblia diz que outras consequências do pecado no mundo são:
A doença – agora nossos corpos são vulneráveis a todo tipo de doença e, um dia, todos temos que morrer (mas atenção: a doença não é sempre consequência de pecado individual; é consequência da existência de pecado no mundo)
Desastres naturais – fomes, dilúvios e outros desastres são produto da maldição da terra
Relacionamentos difíceis – tornou-se muito mais difícil ter relacionamentos harmoniosos com outras pessoas
3.Consequências individuais do pecado
Cada pessoa também sofre as consequências de seu próprio pecado. Algumas consequências do pecado podem ser:
Culpa – a culpa corrói a vida sem oferecer uma solução; a pessoa se condena mas não sabe como mudar de vida
Falta de sensibilidade – é o contrário da culpa; a pessoa perde noção de certo e errado e continua pecando sem entender as consequências
Humilhação – o pecado leva à desgraça dos arrogantes e orgulhosos
Castigo da lei – alguns pecados são crimes e podem levar vários tipos de castigo aplicado pela justiça humana
O pecado traz muito sofrimento ao pecador. Deus retribui a cada um de acordo com suas ações (Romanos 2:6), colhemos o que semeamos. Mas existe uma esperança. (1Jo 4:10)
DEFINIÇÕES:
INIQUIDADE
Iniquidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade e etc. A iniquidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõem à equidade.
TRANSGRESSÃO
Transgressão, substantivo feminino
Ação de transgredir, de infringir; violação, infração.
Violação ou não cumprimento de uma lei, ordem ou regulamento; infração: transgressão das leis de trânsito.
INTRODUÇÃO
Segundo a história secular, o homem teria passado por uma linha de evolução, iniciada aproximadamente entre cinco e sete milhões de anos, sofrendo diversas alotropias.
Partindo de primatas pré-históricos, foi sendo submetido ao processo de Hominização através dos muitos milhares de anos que se passaram.
Mas a bíblia é clara e enfática ao afirmar que o homem foi criado por Deus no sexto dia da criação. O homem não veio de nenhum material biológico pré-existente ou da evolução da família dos primatas antigos.
“ E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gn 2:7
“ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.“ Gn 1:26,27
A CRIAÇÃO DO HOMEM
“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego de vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7
O verbo yatsar ‘formou’ sugere o trabalho de um artesão moldando a sua obra em barro. Deus modelou o corpo humano do barro, e após, soprou em suas narinas o fôlego de vida.
“Tu formaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Graças te dou pela maneira extraordinária como fui criado! Pois tu és tremendo e maravilhoso! Sim, minha alma o sabe muito bem. Meus ossos não te eram encobertos, quando fui formado ocultamente e tecido nas profundezas da terra. Teus olhos viam meu embrião, e em teu livro foram registrados todos os meus dias; prefixados, antes mesmo que um só deles existisse!”
Salmos 139:13-16
O sopro divino descrevia a forma como o Senhor infundiu o Espírito no ser humano, ao qual deu ao homem a capacidade intelectual, moral, relacional e espiritual.
Continuação…
” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. ” Gênesis 1:26
Adão era o único ser em que Deus utilizou a sua própria imagem na criação, uma criatura feita para refletir a sua glória. Deus estabelece um padrão moral altíssimo para o ser humano semelhante ao próprio Deus.
A visão tradicional da criação, está associada com a imagem de Deus no homem, representando a sua moral e ética, bem como a habilidade intelectual que recebeu do criador. Agregado a isso, de acordo com a gramática hebraica, e com o conhecimento das tradições do antigo oriente, a interpretação melhor do texto seria ‘façamos o homem como a nossa imagem’. A preposição hebraica equivalente a [à] nesta frase pode ser traduzida no sentido da conjunção [como].
Deus colocou o homem na Terra como o símbolo vivo dele mesmo, para representar o seu Reino e o seu domínio. E nós fomos feitos conforme à sua semelhança, ou seja, somos o reflexo da majestade divina na terra. Deus criou um ser pessoal, com objetivos, com propósitos bem claros e definidos. Diante dos milhares de milhares de seres espirituais, cada qual com mais poder e grandeza do que outros, não há notícia de que Deus tenha feito tal ato por nenhum outro ser criado. Nem por anjos, nem por arcanjos e nem por querubins ou qualquer outro ser vivente, exceto pelo ser humano.
Deus formou o Homem do pó da terra
Para formar o corpo do homem, Deus utilizou de matéria existente. Deus tomou o pó da terra e com ele modelou o ser que chamou de “homem”. O homem foi feito do pó da terra, sendo, portanto, da terra (Salmos 10:18)
Deus soprou nas narinas do Homem o fôlego de vida
A Bíblia muitas vezes refere-se ao fôlego da vida como sendo o espírito do homem. É um termo que representa a energia divina, a energizante centelha de vida que é essencial à existência de todos os seres viventes. A palavra espírito vem do hebraico “ruach” e do grego “pneuma”. No Antigo Testamento, a palavra hebraica “ruach” aparece 377 vezes e é traduzida como: vento, fôlego ou espírito. No Novo Testamento, a palavra “pneuma” é igualmente traduzida como: espírito ou respiração.
A união do fôlego da vida com o barro inanimado tornou o homem uma alma viva, uma personalidade responsável, capaz de compreender e apreciar a Deus, capacitando-o a pensar, querer e amar. Esse fôlego de vida é o “sopro do Todo-Poderoso”, a centelha de vida. É a energia que Deus pôs nos seres viventes, quando os criou no princípio.
“O Espírito de Deus me fez, e o sopro de Shaddai, o Todo-Poderoso, me proporciona vida.” (Jó 33:4)
A Bíblia diz que, quando o fôlego de vida deixa o homem, ele morre e seus pensamentos perecem:
“Ao se esvair seu espírito, eles voltam ao pó; no mesmo dia seus planos se apagam.” Salmos 146:4.
“o pó retorne à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o concedeu.” Eclesiastes 12:7.
Na morte, ocorre o oposto do que aconteceu quando Deus deu vida a Adão, o primeiro homem. Quando o espírito (fôlego de vida) volta para Deus, a criatura volta ao pó, e sem este fôlego a pessoa não mais existe como criatura viva, consciente e pensante.
É interessante destacar que, além do ser humano, os animais também têm o “fôlego de vida”:
“Pereceram então todos os seres vivos que se movem sobre a face da terra: aves, animais domésticos, feras, todas as pequenas criaturas que povoam a terra e todos os seres humanos. Morreu tudo o que tinha um sopro de vida nas narinas. Isto é, tudo o que estava vivo sobre a terra firme. ” Gênesis 7:21, 22.
“Porquanto a sorte do ser humano e a do animal é idêntica: como morre um, assim morre o outro, e ambos têm o mesmo espírito, o mesmo fôlego de vida; de fato, o ser humano não tem vantagem alguma sobre os animais. E, assim, tudo não passa de uma grande ilusão! Tudo e todos se dirigem para o mesmo fim: tudo vem do pó e tudo retorna ao pó.” Eclesiastes 3:19,20.
A vida dos seres humanos e dos animais depende do mesmo fôlego de vida. Perdendo-o o homem, tal como acontece com os animais, ele morre.
O Homem tornou-se alma vivente
Antes de o fôlego da vida haver sido conferido pelo próprio Deus, o corpo inanimado era incapaz de funcionar, sem personalidade, sem vida. Os órgãos se achavam presentes: coração, pulmões, rins, fígado, baço, cérebro, etc, todos perfeitos, mas sem vida. Veio então de Deus o fôlego comunicador de vida, e o homem tornou-se um indivíduo, uma personalidade, uma alma viva. Quando lemos atentamente Gênesis 2:7, verificamos que o texto não diz que o homem tem uma alma, mas sim, veio a ser uma alma vivente.
O corpo, o espírito e a alma são partes indivisíveis do ser humano. O escritor do livro aos Hebreus escreveu o seguinte:
“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12.
O pó da terra + fôlego de vida = ser vivente ou alma vivente.
A alma, como fator de unidade, tornou-se a base de nossa individualidade, de nossa existência como ser distinto. Os anjos foram criados como seres espirituais; o ser humano como alma vivente. Assim é que nas escrituras, Deus frequentemente se refere aos homens como almas.
Por que isso? Porque aquilo que o homem é, depende de como é a sua alma, pois esta representa a expressão de sua individualidade.
Se a alma do homem decidir obedecer a Deus, permitirá que o espírito o governe; se preferir, poderá também, na sua condição de dominadora do homem, reprimir o espírito e deleitar-se na carne.
A alma pertence ao próprio ego do homem e revela sua personalidade; através do espírito o homem se comunica com o mundo espiritual e temos comunhão com Deus que é Espírito (Jo4:24). Deus habita no espírito; o eu, na alma e os sentidos, no corpo.
Destes três elementos, o espírito é o mais nobre porque se une com Deus, se tornando um com Ele.
“Entretanto, aquele que se une ao Senhor é um só espírito com Ele!”( 1Co.6:17).
Conclusão
Nosso estudo até aqui nos levou à conclusão de que o homem é criatura de Deus. Ele foi feito do pó da terra e lhe foi soprado nas narinas o fôlego da vida, tornando-se conseqüentemente uma alma vivente. Deus, semelhantemente, deu a todos os animais o mesmo fôlego da vida e eles também são chamados de almas viventes.
A grande diferença é que o homem foi criado à imagem de Deus, formado do pó da terra com capacidade para raciocinar e conversar com Deus. Além disso, somente aos seres humanos tem sido dada a promessa da vida eterna, àqueles que voluntariamente permitirem ser santificados inteiramente por Deus e achados plenamente conservados irrepreensíveis para vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
INTRODUÇÃO
As Escrituras ensinam que Deus é Um, e que além dele não existe outro Deus. Poderia surgir a pergunta: “Como podia Deus ter comunhão com alguém antes que existissem as criaturas finitas?” A resposta é que a Unidade Divina é uma Unidade composta (Hb. Echad), e que nesta unidade há realmente três Pessoas distintas, cada uma das quais é a Divindade, e que, no entanto, cada uma está sumamente consciente das outras duas. Assim, vemos que havia comunhão antes que fossem criadas quaisquer criaturas finitas. Portanto, Deus nunca esteve só. Não é o caso de haver três Deuses. Mas os três cooperam unidos e num mesmo propósito, de maneira que no pleno sentido da palavra, são “um”.
“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. ”
Deuteronômio 6:4
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Efésios 4:4-6
O QUE É UNIDADE?
Ação coletiva, tendente a um fim único. (Boyer Orlando – Dicionário Bíblico).
Efésios 4:13
“Estar unido é estar ligado por um propósito eterno que nasceu no coração de Deus. ”
A unidade é uma ação que nasceu no coração de Deus e o desejo Dele é sermos um como Ele. (Pai, Filho e o Espírito Santo).
A TRINDADE
Curiosidade – A palavra trindade não está na bíblia.
A TRINDADE É UMA DOUTRINA
A formação definitiva da Trindade aconteceu no Concílio de Constantinopla em 381, com base nos trabalhos de Atanásio. O credo Niceno-Constantinopolitno reafirma o Credo de Niceia e define a divindade do Espírito Santo, estabelecendo de uma vez por todas a doutrina da Santíssima Trindade.
A doutrina da Trindade é a verdade mais crucial do pensamento cristão.
A doutrina da Trindade era às vezes mal entendida e mal explicada. Era muito difícil achar termos humanos que pudessem expressar a unidade da Divindade e ao mesmo tempo, a realidade e a distinção das Pessoas.
O fato de não existir a palavra trindade na bíblia não muda nada a respeito Dele, pois, essa doutrina serve para explicar aspectos da natureza de Deus. Assim como também não existe as palavras onipresença, onisciência e onipotência. O que se encontra são textos que dão bases para esses atributos, assim como, a trindade.
O Nosso entendimento humano é muito limitado para entendermos toda a natureza de Deus. Porém, não podemos ser ignorantes sobre esse assunto. Até porque a Bíblia nos dá diversas informações sobre a trindade.
Um dos objetivos da doutrina da trindade é mostrar a unidade de Deus.
Dicas para o professor – Citar sobre falsas doutrinas acerca da trindade
Curiosidades: Credo de Atanásio formulado no quinto século
Adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade. Não confundimos as Pessoas, nem separamos a essência. Pois a pessoa do Pai é uma, a do Filho outra, e a do Espírito Santo, outra. Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma divindade, glória igual e majestade co-eterna. Tal qual é o Pai, o mesmo são o Filho e o Espírito Santo. O Pai é incriado, o Filho incriado, o Espírito incriado. O Pai é imensurável, o Filho é imensurável, o Espírito Santo é imensurável. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. E, não obstante, não há três eternos, mas sim um eterno. Da mesma forma não há três (seres) incriados, nem três imensuráveis, mas um incriado e um imensurável. Da mesma maneira o Pai é onipotente. No entanto, não há três seres onipotentes, mas sim um Onipotente. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus. No entanto, não há três Deuses, mas um Deus. Assim o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o Espírito Santo é Senhor. Todavia não há três Senhores, mas um Senhor.
Quem foi Atanásio?
Atanásio de Alexandria, foi o vigésimo arcebispo de Alexandria (como Atanásio I de Alexandria). Seu episcopado durou 45 anos (c. 8 de junho de 296 – 2 de maio de 373), dos quais dezessete ele passou exilado, em cinco ocasiões diferentes e por ordem de quatro diferentes imperadores romanos. Atanásio foi um teólogo cristão, um dos “padres da Igreja”, um defensor do trinitarismo contra o arianismo e um líder da comunidade de Alexandria no século IV.
TRÊS PESSOAS DISTINTAS, MAS UM ÚNICO DEUS
Cremos em um só Deus, que eternamente subsiste em três pessoas distintas: O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO.
O que define uma pessoa?
Conhecimento (Inteligência)
Vontade (Decisão)
Emoção (Sentimentos)
Eles são iguais em:
Essência
Glória
Poder
Majestade
Existem 3 pessoas eternas que são iguais no SER, na Sua ESSÊNCIA, mas são distintas em sua personalidade.
2 coisas precisamos ter em mente:
Quanto ao Seu SER, ou seja, sua essência, Deus é um.
Quanto a sua personalidade Deus é três.
Ou seja, não podemos dividir a essência de Deus e nem confundir as pessoas da trindade. Essa distinção é algo muito claro, pois cada pessoa possui características próprias e muitas vezes exercem atividades distintas. (João 14:16-17) Por Exemplo:
João 8:18 – Foi o Pai quem enviou o Filho,
Filipenses 2:8 – Foi o filho que morreu na Cruz
Romanos 8:11 – E o Espírito Santo habita em nós.
Não é Deus que aparece as vezes como o Pai, as vezes como o Filho e as vezes como o Espírito Santo, como sendo um ator trocando de personagem (Isso é conhecido como MODALISMO OU UNICISMO) e isso não é bíblico.
Apesar dessa distinção entre as pessoas, existe uma perfeita concordância, nenhuma delas age independente das outras, aonde uma pessoa está o outra também está, porém quanto a essência Deus é um. Elas são iguais no SER, no PODER e na GLÓRIA.
Cada um deles é chamado de Deus (João 6:27 / Atos 5:3-4 / Hebreus 1:8)
Cada um possuindo atributos divinos ( Hebreus 9:14 / Hebreus 13:8 / Tiago 1:17)
Cada um praticando obras divinas (Atos 3:15 / Joao 5:21 / Romanos 8:11)
Cada um recebendo honras divinas (2 Co. 1:3 / João 5:23 / Mateus 12:31)
A TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO
1) O Pai. (Is. 63:16; Ml. 2:10.)
2) O Filho de Jeová . (Sl. 45:6, 7; 2:6, 7, 12; Pv. 30:4.) O Messias é descrito com títulos divinos. (Jr. 23:5, 6; Is. 9:6.) Faz-se menção do misterioso Anjo de Jeová que leva o nome de Deus e tem poder tanto para perdoar como para reter os pecados. (Êx. 23:20,21.)
3) O Espírito Santo. (Gn. 1:2; Is. 11:2, 3; 48:16; 61:1; 63:10.)
Prenúncios da Trindade veem-se na tríplice bênção de Num. 6:24-26 e na tríplice doxologia de Is. 6:3.
A TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO
Várias passagens do Novo Testamento mencionam as três Pessoas Divinas. (Mt. 3:16, 17; 28:19; Jo 14:16, 17, 26; 15:26; 2 Co. 13:14; Gl. 4:6; Ef. 2:18; Ef. 1:3, 13; 2 Ts. 3:5; Hb. 9:14; 1Pe. 1:2)
A UNIDADE DA TRINDADE
O apóstolo Paulo afirma a unidade de Deus, uma só essência e substância, em diversidade de manifestações de cada pessoa distinta.
A trindade na distribuição dos dons – 1 Co 12:5,6
Paulo declara que o Espírito é o mesmo, o Senhor é o mesmo e o Deus pai é o mesmo. É a unidade na diversidade.
A Trindade na Bênção Apostólica – II Co. 13:14
A Trindade na diversidade de operações e funções – Ef. 4:4-6
A Trindade e sua indivisibilidade – 1 Pedro 1:2
ANALOGIAS PARA COMPREENDER A UNIDADE DA TRINDADE
Como podem três Pessoas ser um Deus? — é uma pergunta que deixa muita gente perplexa. Não nos admiramos dessa estranheza, pois, ao considerar a natureza interna do eterno Deus, estamos tratando de uma forma de existência muito diferente da nossa.
NA NATUREZA
1) A água é uma, mas esta também é conhecida sob três formas — água, gelo e vapor.
2) Há uma eletricidade, mas ela funciona sob a forma de movimento, luz e calor.
3) O sol é um, mas se manifesta como luz, calor e fogo.
4) Três velas num quarto darão uma só luz.
5) O triângulo tem três lados e três ângulos; tirai-lhe um lado e não é mais triângulo. Onde há três ângulos há um triângulo.
NA PERSONALIDADE HUMANA
Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança.” O homem é um, e, no entanto, tripartido, constituído de espírito, alma e corpo.
CONCLUSÃO
A unidade é algo lindo que nasceu na eternidade de Deus e o Seu desejo é que sejamos um, com Ele.
“E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. ”
João 17:20-23
_______________________________________________________________________________