1 João 1:1, 2
1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam a respeito da Palavra da Vida. 2 A Vida se manifestou, nós a vimos e dela testemunhamos, e vos anunciamos a Vida eterna que estava com o Pai e a nós foi revelada.
João poderia escrever milagres inéditos que Jesus realizou e não foram contados. Isso porque ele termina o Evangelho dizendo que Jesus fez muitos outros milagres que não foram relatados. Contudo, João escolheu escrever sobre o testemunho do que ele viu. Ele viu a Vida se manifestar, e isso mudou tudo.
Tenho um livro de um autor famoso que fala sobre o Espírito Santo. Esse autor é um poeta e fala do Espírito Santo com o coração de um poeta. Tenho um outro livro sobre o Espírito Santo. Nele o autor enfatiza o poder que o Espírito Santo tem. Mas, tenho um terceiro livro sobre o Espírito Santo, em que o autor não é um poeta, embora tenha escrito algumas frases poéticas. Ele também não enfatiza o poder do Espírito Santo, mas relata milagres extraordinários. Contudo, o que ele fala que os outros não falam é a respeito do amigo Espírito Santo. É apaixonante ler esse autor. Parece que estou lendo João dizendo: a Vida se manifestou e nós a vimos e testemunhamos dela…
Vivemos dias de profissionais da oratória nos púlpitos das igrejas. Dias de terapeutas nos púlpitos. Vemos constantemente pessoas “performando” nas plataformas. Vendendo uma imagem, e nós, como bons consumidores, queremos comprar.
Tudo superficial; tudo aparência.
Sinto falta do tempo em que os irmãos que não tinham uma boa oratória, que não performavam, que falavam até palavras erradas, estavam nos púlpitos dizendo: A Vida se manifestou e nós a vimos e testemunhamos dela.
O convite de João é para vermos o que ele viu.
“Sim, o que vimos e ouvimos, isso vos proclamamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.” 1 João 1:3
Essa é a vontade de Deus, a plena revelação de quem Ele é. Por isso te convido a orar. Ore em todo tempo, ore em línguas. A oração é a chave. Tenha por objetivo a revelação da vontade de Deus. E creia que o Espírito Santo é o perfeito ajudador.
TESTEMUNHA OCULAR
Atos 1:8
Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra!”
Jesus disse que seus discípulos seriam testemunhas dele. E que, o Espírito Santo, seria o capacitador desse testemunho.
A palavra "testemunha" no original grego é martys, que vem da raiz indo-europeia smer, que significa "ter em mente" ou "lembrar".
A palavra martyria também é grega e significa "testemunho". Para os cristãos, um mártir é alguém que testemunhou a sua fé de forma radical, estando disposto a sofrer violência ou mesmo morrer por amor a Deus e aos outros.
Então, o discípulo de Jesus é alguém que dá testemunho da ressurreição de Cristo.
Atos 1:20-22
20 “Porquanto”, continuou Pedro, “está escrito no Livro de Salmos:‘Fique deserto o seu lugar, e não haja ninguém que nele habite’; e ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar’”.
21 Sendo assim, é preciso que escolhamos um dos homens que estiveram conosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, 22 desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós ao céu. É fundamental que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição.
Um discípulo foi escolhido para ocupar o lugar de Judas entre os doze, para ser testemunha da ressurreição.
O critério era que esse discípulo tivesse acompanhado Jesus desde o batismo de João.
Atos 2:40
E com muitas outras palavras dava seu testemunho pessoal e os encorajava, proclamando: “Sede salvos desta geração que perece!”
Pedro pregou depois da descida do Espírito Santo. Contudo, com muitas outras palavras, dava seu testemunho pessoal. Os olhos nos permitem ver. Os ouvidos nos permitem ouvir. Mas só o Espírito Santo dá vida ao que vimos e ouvimos. Pedro viu Jesus ressurreto, mas foi o Espírito Santo quem colocou a ressurreição dentro de Pedro.
Atos 9:15-20
15 Porém, o Senhor ordenou-lhe: “Vai, pois ele é para mim um instrumento escolhido, a fim de levar o meu Nome diante de gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. 16 Revelarei a ele tudo quanto lhe será necessário sofrer por causa do meu Nome”. 17 Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, declarando: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus que lhe apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me a ti para que tornes a ver e fiques pleno do Espírito Santo!” 18 Imediatamente lhe caíram dos olhos algo parecido com umas escamas, e ele passou a ver de novo. Em seguida, levantando-se, foi batizado. 19 E, depois de alimentar-se, ganhou novas forças e passou vários dias na companhia dos discípulos em Damasco.
20 Logo após, Saulo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.
Saulo caiu no caminho de Damasco ao ver a luz do céu o envolver. Ouviu o Senhor falar com ele. Mas, quando Ananias ora por ele, o Espírito Santo coloca a ressurreição dentro. A revelação de Jesus no coração de Saulo.
Concluindo, neste último texto João explica exatamente sobre isso.
1 João 1:2, 3
2 A Vida se manifestou, nós a vimos e dela testemunhamos, e vos anunciamos a Vida eterna que estava com o Pai e a nós foi revelada. 3 Sim, o que vimos e ouvimos, isso vos proclamamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.
Nós queremos essa mesma revelação da Vida. Nós queremos essa mesma comunhão com o Pai e com seu filho Jesus.
Vamos buscar por ela.
OS MEUS OLHOS VIRAM
Nos textos que seguem veremos exemplos de pessoas que tiveram seus olhos abertos para ver o Senhor.
Por esse motivo, suas vidas foram completamente transformadas a ponto de considerarem as riquezas da terra como nada, tamanha a grandeza daquilo que viram.
Essas pessoas não temeram, se quer, a morte. Não temeram o perigo, ou a espada. Não temeram governos nem exércitos.
Vejamos alguns exemplos:
Abraão
Gênesis 18:1, 2
1 O SENHOR apareceu a Abraão no bosque sagrado dos carvalhais de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia. 2Abraão ergueu os olhos e observou três homens em pé, a pouca distância. Assim que os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e prostrou-se, encostando seu rosto no chão.
Esse texto narra um encontro de Abraão com Deus. No tempo em que Deus havia marcado, Sara deu a luz a um menino.
Moisés
Êxodo 33:18, 19
18Moisés então suplicou a Yahweh: “Rogo-te que me reveles a tua Glória!” 19E o SENHOR orientou-o: “Farei passar diante de ti toda a minha benevolência, e diante de ti proclamarei o meu Nome – Yahweh, o SENHOR. Terei misericórdia de quem Eu decidir ter misericórdia, e terei compaixão de quem Eu desejar ter compaixão!”
Moisés pediu para ver a Glória de Deus.
Glória é uma palavra amplamente empregada na Bíblia, especialmente, com o sentido teológico. Na Bíblia Hebraica, glória é a tradução de kabod. Porém, kabod possui dois significados: primeiramente, esse termo hebraico conduz o significado de peso ou, em outras palavras, força exercita por um corpo sobre qualquer superfície (Ex 17,12; Pr 27,3); o segundo significado, e o mais importante, é teológico. Aqui, o significado de kabod passa a ter o sentido de honra, dignidade, autoridade.
O que Moisés queria era ver a Deus exatamente como Ele é.
Efeitos de ver a Deus sobre Abraão e Moisés.
Hebreus 11
Abraão
8Pela fé Abraão, quando convocado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que no futuro receberia como herança, embora não soubesse para onde estava sendo dirigido. 9Mediante a fé, peregrinou na terra prometida como se fosse terra estrangeira, habitando em tendas, assim como Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. 10Porquanto, aguardava alcançar a cidade que tem alicerces magníficos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.
OBEDIENTE; PEREGRINO NA TERRA PROMETIDA; AGUARDAVA OS CÉUS
17Pela fé, Abraão, no tempo em que Deus o expôs à prova, ofereceu-lhe Isaque como sacrifício; aquele que havia recebido as promessas estava mesmo a ponto de sacrificar seu unigênito, 18ainda que Deus lhe tivesse prometido: “Por intermédio de Isaque, sua descendência será estabelecida”; 19porquanto, acreditou que Deus era suficientemente poderoso para ressuscitá-lo dentre os mortos e, simbolicamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.
OFERECEU ISAQUE; ACREDITOU QUE DEUS ERA SUFICIENTEMENTE PODEROSO PARA FAZER O IMPOSSÍVEL
Moisés
24Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser aclamado como filho da filha do Faraó, 25preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres que o pecado é capaz de proporcionar por curto período de tempo. 26Por amor ao Messias, julgou sua desonra uma riqueza mais excelente que os tesouros do Egito, porquanto contemplava sua gloriosa recompensa. 27Por meio da fé, abandonou o Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, pois fitava Aquele que é invisível.
RECUSOU AS HONRAS DO EGITO; RECUSOU OS PRAZERES DO PECADO; CONSIDEROU SUA DESONRA UMA RIQUEZA POR AMOR AO MESSIAS; VIU SUA RECOMPENSA; NÃO TEMEU A IRA DO REI; FIXOU SEUS OLHOS NO SENHOR.
PERGUNTA: O quanto nós vimos do Senhor? O quanto nossos olhos estão abertos?
Isaías
Isaías 6:1-5
1No ano em que faleceu o rei Uziáhu, Uzias, eu vi o Eterno sentado sobre um trono alto e exaltado. A aba do seu manto preenchia todo o templo. 2Em torno dele posicionavam-se serafins. Cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam.
3E, ao mesmo tempo, clamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo, é Yahweh dos Exércitos, eis que toda a terra está plena da glória do SENHOR!”
4Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram e o templo ficou repleto de fumaça.
5Então bradei eu: “Ai de mim, não tenho salvação! Porquanto sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos contemplaram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”
Isaías vê a mesma Glória que Moisés viu. E sua vida foi transformada por Deus.
Apóstolo Paulo
Atos 9
8Saulo ergueu-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver coisa alguma; então, guiado pela mão, foi conduzido até Damasco. 9Por três dias esteve cego, durante os quais não comeu, nem mesmo bebeu.
17Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, declarando: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus que lhe apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me a ti para que tornes a ver e fiques pleno do Espírito Santo!” 18Imediatamente lhe caíram dos olhos algo parecido com umas escamas, e ele passou a ver de novo. Em seguida, levantando-se, foi batizado. 19E, depois de alimentar-se, ganhou novas forças e passou vários dias na companhia dos discípulos em Damasco.
20Logo após, Saulo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.
As escamas da incredulidade caíram dos olhos de Paulo. Ele enxergou Jesus, o filho de Deus.
Final
Assim como esses homens viram o Senhor, é preciso que nós o vejamos também. Crer em Jesus tem haver com a revelação da Sua Glória.
João compartilhou o que viu, e deixou claro que essa revelação é para todos nós também.
1 João 1
3Sim, o que vimos e ouvimos, isso vos proclamamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.
19 de SETEMBRO de 2024 - Estudo 04
Eclesiastes 5
1 Cuida dos teus passos e sê reverente quando adentrares o Santuário, a Casa de Deus. Aproximar-se para ouvir vale muito mais que os vários sacrifícios oferecidos pelos tolos, ainda que não percebam o mal que estão fazendo.
A proposta do autor do livro de Eclesiastes é encorajar as pessoas a se achegarem a Deus com um coração quebrantado, ensinável, disposto a ouvir o Senhor.
Por vezes andamos tão ansiosos que paramos para orar, falamos um monte de coisas para Deus, depois nos levantamos e vamos embora. É como se não tivéssemos tempo para ouvir o que Ele quer nos dizer.
Temos em Lucas 10 um grande exemplo de alguém que parou para ouvir Jesus.
Lucas 10
38 Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. 39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo o que Ele ensinava. 40 Marta estava inquieta, ocupada com os muitos afazeres. E, aproximando-se de Jesus inquiriu-lhe: “Senhor, não te importas de que minha irmã tenha me deixado só com todo o serviço? Peça-lhe, portanto, que venha ajudar-me!” 41 Orientou-lhe o Senhor: “Marta! Marta! Andas ansiosa e te afliges por muitas razões. 42 Todavia, uma só causa é necessária. Maria, pois, escolheu a melhor de todas, e esta não lhe será tirada”.
Maria deixou todo o serviço de lado e se aquietou para ouvir o mestre.
Salmos 48:8
8 Como já temos ouvido, agora também temos visto na cidade de nosso Deus: Deus a preserva inabalável para sempre.
É maravilhoso perceber que a grandeza de Deus que o salmista já tinha ouvido falar, agora se manifesta de forma visível.
Essa é a dinâmica da fé. A mensagem que ouvimos produz fé em nossos corações, então perseveramos em crer até que vejamos as maravilhas do Senhor serem manifestadas.
Por isso o salmista está cantando a grandeza do Senhor. Porque ele ouviu e agora viu a grandeza de Deus se manifestando.
Vejamos, por fim, o exemplo de Jó.
No capítulo 38, Deus faz Jó se calar para poder ouvir o que Ele tinha a dizer. Então, no capítulo 42, Jó chega a uma constatação.
Jó 42
1 Então Jó abre seu coração diante de Deus e declara:
2 “Sei que podes realizar tudo quanto desejares; absolutamente nenhuma das tuas ideias e vontades serão frustradas!
Depois de tudo o que ele enfrentou, Jó reconhece que Deus pode todas as coisas.
Outra coisa importante nó podemos ver na declaração de Jó:
5 De fato, meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito; contudo, agora os meus olhos te contemplaram!
Ouvir produziu fé no coração de Jó. E sua paciência e perseverança em crer permitiram com que ele visse a Glória de Deus.
Que tenhamos ouvidos para ouvir o Senhor, e um coração paciente e perseverante para ver a manifestação das maravilhas de Deus.
03 de OUTUBRO de 2024 - Estudo 05
Jeremias 1
11 E a Palavra de Yahweh veio a mim indagando: “O que estás vendo, Jeremias?” Ao que respondi: “Vejo um ramo de shaked, amendoeira”. 12 Então Yahweh replicou-me: “Viste bem, porque Eu estou shoked, vigiando, a fim de que minha Palavra se cumpra!”
13 A Palavra do SENHOR foi dirigida pela segunda vez, nestes termos: “O que estás vendo?” Ao que respondi: “Vejo uma panela fervendo; ela está inclinada do Norte para cá”
Mateus 16
13 Quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, consultou seus discípulos: “Quem as pessoas dizem que o Filho do homem é?” 14 E eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros Elias; e ainda há quem diga, Jeremias ou um dos profetas”. 15 Então Jesus interpelou: “Mas vós, quem dizeis que Eu sou?” 16 E, Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
Inevitavelmente nós reproduzimos aquilo que vemos e ouvimos.
Deus pergunta para Jeremias: “O que estás vendo?”
Da mesmo forma, Jesus pergunta aos discípulos: “Quem as pessoas dizem que o Filho do Homem é?” E também: “Mas vós, quem dizeis que Eu sou?”
Em outras palavras, seria como perguntar: a que constatação vocês chegaram a respeito do que estão vendo e ouvindo?
Como igreja, sempre corremos o risco de perdermos a mensagem do Evangelho. Isso já aconteceu em muitos lugares e em diversas épocas da história.
Há uma busca incontida e sem fim pela auto satisfação. Esta é a lógica carnal do hedonismo e do humanismo, as ideologias que mais crescem no mundo atualmente.
II Timóteo 3
1 Sabe, entretanto, disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. 2 Os homens amarão a si mesmos, serão ainda mais gananciosos, arrogantes, presunçosos, blasfemos, desrespeitosos aos pais, ingratos, ímpios, 3 sem amor, incapazes de perdoar, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, inconsequentes, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, 5 com aparência de piedade, todavia negando o seu real poder. Afasta-te, portanto, desses também.
II Timóteo 4
1 Eu te encorajo solenemente, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, por ocasião da sua manifestação pessoal e mediante seu Reino: 2 Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina. 3 Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades. 4 Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
A pergunta é: O que você vê? O que você ouve? Qual a sua constatação sobre Deus?